Home / Sem categoria / Prefeitura realiza atividades do Outubro Rosa em Santa Maria e no Lote XV

Prefeitura realiza atividades do Outubro Rosa em Santa Maria e no Lote XV

A Prefeitura de Belford Roxo, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realizou, na manhã desta quarta-feira (18-10), mais duas atividades do Outubro Rosa, mês com extensa programação dedicada à conscientização e prevenção ao câncer de mama. O Centro de Acompanhamento e Controle Epidemiológico (Cace), em Santa Maria, e o Centro de Fisioterapia Rúbia Medeiros, no Parque Amorim, foram os palcos dos eventos que levaram palestras, vacinação, consultas e encaminhamentos para exames específicos à população.

No Cace, a médica Ana Cláudia Lima Vianna dirigiu palavras de orientação aos mais de 100 presentes. Ela enfatizou a importância de se estar atento aos primeiros sinais. “Temos que nos conhecer. Não precisamos ter vergonha. Fazer o autoexame das mamas e, ao perceber um carocinho, consultar um médico, ajuda no diagnóstico “, destacou a médica.

Além das palestras, as psicólogas Jocielle Peçanha e Michele Marino fizeram uma dinâmica relacionada à autoestima e ao autoexame. Foram distribuídos balões de festas cor- de-rosa e, dentro de alguns deles, foram colocados caroços de feijão. “É para que as pessoas apalpem os balões como se estivessem fazendo o autoexame e lembrar que, ao descobrir um pequeno caroço, devem procurar o médico”, declarou Jocielle Peçanha. O evento foi encerrado pela equipe de Assistência Social que cantou com os presentes a canção “Como é grande o meu amor por você” (Erasmo e Roberto Carlos).

Programação extensa

A ação no Centro de Fisioterapia Rúbia Medeiros, no Parque Amorim, foi aberta às 9h30 com uma palestra da administradora da unidade Alda Valéria Miningueiro, e se estendeu com consultas e encaminhamentos para exames no período da tarde.

A programação do Outubro Rosa prossegue nesta quinta (19-10), a partir das 9h, com atividades nas policlínicas de Nova Aurora (PRS V) e Nielson do Carmo da Costa, no Centro. A festa de encerramento do Outubro Rosa será no dia 30, na Clínica da Mulher, com a presença de várias autoridades.

]

Veja a programação completa:

19/10    –    9h     / POLICLÍNICA NIELSON DO CARMO DA COSTA – CENTRO

19/10    –  9h30  / POLICLÍNICA REGIONAL DE SAÚDE V – NOVA AURORA

20/10    –  10h     / POLICLÍNICA REGIONAL DE SAÚDE VI – PARQUE AMORIM

23/10       11h     / POLICLÍNICA DO WONA

24/10    –  9h30  / POLICLÍNICA MARIZA RIBEIRO DASILVA – REDENTOR

25/10    –   9h      / POLICLÍNICA REGIONAL DE SAÚDE II ANTONINO GOMES DE OLIVEIRA – SANTA MARIA

25/10    –  11h     / POLICLÍNICA ITAIPU

26/10       9h        / POLICLÍNICA DE ESPECIALIDADE DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO IDOSO.-

26/10       10h     / POLICLÍNICA DE ESPECIALIDADES DE ATENÇÃO `A CRIANÇA E ADOLESCENTE (PEACA)

27/10        9h       / POLICLÍNICA REGIONAL DE SAÚDE I –NEUZA GOULART BRIZOLA – CENTRO