Home / Sem categoria / Belford Roxo realiza sessão de cinema adaptada para crianças com distúrbios sensoriais

Filme bom é com inclusão! A Prefeitura de Belford Roxo, através da Secretaria Executiva de Saúde Mental, o “Capsi Cine” no Teatro da Cidade. A sessão de cinema adaptada para crianças com distúrbios sensoriais reuniu usuários do Centro de Atenção Psicossocial Infantil e familiares.

Com direito a muita pipoca, sanduíches e bebidas, o filme exibido foi a animação “Elementos” da Disney e Pixar, em um ambiente de cinema totalmente adaptado: luzes acesas, som mais baixo e com o público podendo andar, dançar e cantar livremente. A experiência funcionou com uma integração social e extensão ao trabalho terapêutico, além de oferecer a oportunidade de ir ao cinema e ampliar o engajamento dos familiares no processo de tratamento.

Socialização com lazer

A coordenadora municipal da Divisão de Saúde Mental, Camila Cortes, pontuou sobre a importância dessa atividade. “O tratamento em saúde mental vai além das intervenções clínicas. O cinema proporciona o tratamento extramuros, que desenvolve a autonomia e a socialização com muito lazer”, destacou. “Nossa sessão de cinema foi um sucesso, as crianças aproveitaram até o final do filme nesse ambiente inclusivo que ajuda a construir a autonomia delas”, completou a diretora técnica do Capsi, Kátia Rosa.

A moradora de Heliópolis, Miriam Guedes, de 24 anos, aproveitou ao lado do filho Dante Guimarães, de 4 anos, a experiência adaptada do cinema. “Esse espaço é muito importante para as crianças, pois elas também precisam desse momento de lazer e cultura inclusivos”, ressaltou. “Espero que tenham outras sessões assim, ajuda muito na comunicação e socialização”, acrescentou Miriam.