Home / Sem categoria / Prefeitura de Belford Roxo promove ações do Outubro Rosa em mais cinco bairros

Prefeitura de Belford Roxo promove ações do Outubro Rosa em mais cinco bairros

Mais cinco bairros de Belford Roxo receberam ações da Prefeitura referente ao Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção ao câncer de mama e de colo uterino. Em Santa Maria, Itaipu e Parque Amorim, Jardim Redentor e Parque Esperança a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) disponibilizou serviços como: vacinação, orientação nutricional, avaliação com psicólogos, atendimento da Assistência Social e encaminhamentos para exames preventivos e de imagens. Em todos os eventos, além da triagem e do atendimento inicial da população, foram promovidas palestras e distribuídos panfletos informativos voltados à conscientização e à prevenção aos cânceres que mais acometem as mulheres. O Outubro Rosa é voltado à prevenção dos cânceres de mama e colo uterino, os que mais acometem mulheres em todo o mundo. A programação do Outubro Rosa vai até o dia 30 de outubro.

Encaminhamento para o filho

Em Santa Maria, a ação foi realizada na Policlínica Antonino Gomes de Oliveira (PRS II), com a abertura do evento às 9h30, enquanto no Itaipu, as equipes da Semus realizaram os atendimentos na Policlínica do Bairro. No Parque Amorim, equipes da Atenção Básica da Semus atenderam a população no salão a Igreja Palavra Viva, na Estrada Manoel de Sá.

A dona de casa Erondina Lima Pereira, 34 anos, elogiou os serviços e se disse aliviada por ter conseguido um encaminhamento para o tratamento do filho. “Vim buscar encaminhamento para o meu filho que não pode parar o tratamento com psiquiatra e neurologista. Estou bem aliviada agora com o agendamento e só tenho que agradecer a atenção de todos da saúde. Estão de parabéns”, declarou Erondina.

Palestra e dinâmicas para sensibilizar a população

As equipes da Policlínica Itaipu e da Coordenadoria de Vigilância em Saúde Epidemiológica (Cvse/Semus) realizaram uma série de palestras e dinâmicas educativas para sensibilizar a população sobre o câncer de mama. Enfermeiros e assistentes sociais falaram sobre os atendimentos e reforçaram a importância dos exames preventivos e da observação das mamas na prevenção aos tumores malignos (neoplasias).

Entre os palestrantes do evento estiveram o secretário Especial de Promoção e Proteção à Saúde, Marcelo Messias, as coordenadoras do serviço social, Adriana Ribeiro; e da Sala Lilás do Hospital Municipal (HMBR), Cristina Macedo; além do técnico da Cvse/Semus, Ricardo Lopes.