Home / Sem categoria / Projeto Guarda Mirim forma mais 85 alunos em Belford Roxo

Projeto Guarda Mirim forma mais 85 alunos em Belford Roxo

Projetos inspiradores que moldam o futuro. A Prefeitura de Belford Roxo, através das secretarias municipais de Segurança Pública e de Assistência Social, Cidadania e Combate à Fome, realizou a cerimônia de certificação do ciclo 2023 da Guarda Mirim, com formatura de 85 alunos do projeto. A solenidade ocorreu no Teatro da Cidade, bairro Piam.

O projeto teve início em 2018 e formou mais de 3.000 alunos de 10 a 17 anos com o objetivo de capacitar jovens do município através de valores essenciais como ética, respeito, civilidade e responsabilidade. No cronograma que segue o calendário letivo das escolas municipais, os seguintes temas são abordados: Rotinas Administrativas, Informática, Pacote Office, Ética e Cidadania, Educação Ambiental e de Trânsito, Primeiros Socorros e Ordem Unida (Disciplina e Hierarquia).

As turmas são divididas em Guarda Mirim Classe I com alunos de 10 a 13 anos e a Guarda Mirim Classe II dos 14 aos 17 anos. Livros e materiais diversos são oferecidos às turmas para dar o suporte acadêmico necessário na jornada até o pré-vestibular.

Método pioneiro

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Combate à Fome com o apoio da Fundação Cecierj e polo Cederj.

O secretário municipal de Segurança Pública, Luciano Arigone, enfatizou a importância do projeto. “Temos uma equipe incrível que coordena a Guarda Mirim. O nosso método é pioneiro, inovador e desperta o potencial desses jovens do município”, pontuou Arigone. “O trabalho intersetorial das secretarias é fundamental para acolher e inspirar os participantes. Vamos continuar oferecendo essa oportunidade enriquecedora”, completou a secretária municipal de Assistência Social, Cidadania e Combate à Fome, Tati Ervite.

A primeira-dama e deputada-federal Daniela do Waguinho é a madrinha do Projeto Guarda Mirim e prestigiou o evento. “Tenho muito orgulho de acompanhar o crescimento desses jovens que são o futuro da nossa cidade. Parabéns para todos esses promissores agentes de transformação”, ressaltou Daniela, ao lado do secretário municipal de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Matheus Carneiro.

A aluna Agatha de Souza, de 11 anos, foi a escolhida para ser a oradora da turma do ciclo 2023. “Fazer parte desse projeto é muito especial para mim, sou muito grata por ter essa oportunidade”, comentou. “Aprendo conteúdos novos todos os dias com os coordenadores Thiago Silva, Egídio Soares e Max”, acrescentou Agatha.–