Home / Sem categoria / Palestras e ações educativas em policlínica destacam a importância do Novembro Azul

Palestras e ações educativas abriram, na tarde desta terça-feira (14-11), na Policlínica Maria Lúcia Barboza de Carvalho (Palmeirinha), mais uma semana de atividades do Novembro Azul, mês alusivo à prevenção ao câncer de próstata. A equipe de enfermagem da unidade abriu a série de palestras que levaram ao público dados sobre a doença, seus sinais e sintomas e, especialmente, a importância dos exames preventivos para diagnósticos precisos e tratamentos adequados.

“O câncer é uma doença silenciosa e consultar o urologista e manter os exames em dia, tanto de sangue (PSA), quanto de toque, devem estar na agenda de todo os homens”, disse a enfermeira Rafaela de Souza, uma das palestrantes.

O comerciante aposentado José Gomes, do alto de seus 75 anos, comentou sobre a importância de eventos como o Novembro Azul para a promoção da saúde para toda a população. “Eu fui criado na roça, bem no interior mesmo. Não tive o acesso que os mais novos têm. Não sinto quase nada mas, se todos puderem se cuidar, ainda mais hoje em dia, com o acesso aos médicos que a Prefeitura está dando, melhor para a população”, enfatizou.

Distribuição de panfletos

O coordenador da Atenção Especializada, Admilson Figueiredo, representou o Secretário Municipal de Saúde, Christian Vieira, e agradeceu a equipe da unidade e ao apoio que o prefeito Waguinho e de todo o secretariado vem dando ao atendimento da população. “A saúde é o maior patrimônio que nós podemos ter. Por isso, a Prefeitura está trabalhando firme para oferecer o melhor à população”, declarou Admilson Figueiredo.

O evento foi complementado com a distribuição de panfletos informativos, brindes e lanches para os participantes. A programação do Novembro Azul prossegue na quinta-feira (16-11), às 9h, na Unidade de Saúde da Família (USF) do Parque São José (Avenida Aníbal da Mota, s/n), com a participação da equipe multidisciplinar da Semus (E-Multi).–