Home / Sem categoria / USF Zé Cabeção promove atividades no Novembro Azul

USF Zé Cabeção promove atividades no Novembro Azul

A programação do Novembro Azul em Belford Roxo segue com ações acontecendo em várias unidades da rede Municipal de Saúde. Nesta terça-feira (28-11) foi a vez da Unidade de Saúde da Família José Venâncio (USF – Zé Cabeção), no bairro Wona, promover atividades referentes ao mês de prevenção ao câncer de próstata. Foram oferecidos serviços e realizadas palestras e dinâmicas voltadas à saúde integral do homem e à importância dos exames preventivos.

Dentre os participantes, Luiz Fernando Nascimento, 30 anos, lembrou da importância de eventos como o Novembro Azul para se vencer o preconceito aos exames que diagnosticam o câncer em sua fase inicial, principalmente o ETR (Exame de Toque Retal). “É uma coisa importante. Não podemos trocar a vida por um preconceito. A equipe do posto está de parabéns”, enfatizou Luiz Fernando.

Câncer bucal

As palestras destacaram os fatores de risco, o diagnóstico precoce, sinais e sintomas e, como esta última semana de novembro também é alusiva ao câncer de boca, a dentista da unidade, Viviane Viana, explicou um pouco sobre a doença e enfatizou a importância dos cuidados com a higiene bucal. “A Organização Mundial da Saúde (OMS) registrou mais de 50 mil casos de câncer em 2020 e, por isso, a prevenção é essencial”, lembrou.

Na ação também foram oferecidos serviços como encaminhamento para os exames, triagem e acolhimento, vacinação, além de corte de cabelo. A equipe multidisciplinar de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (E-Multi/Semus) participou da organização e promoveu algumas dinâmicas sobre autoexame e autoconhecimento. “Fazer os exames de PSA Total e Livre, o ETR e o ultrassom da próstata são os que garantem a detecção do câncer logo no início, situação que aumenta a chance de cura dessa doença silenciosa”, a enfermeira Tânia Gonçalves, uma das palestrantes.

  Cadeirante desde os quatro anos, Luiz Fernando Nascimento, apontou a melhoria que a USF Zé Cabeção trouxe para o bairro. “Tenho essa dificuldade de locomoção e ter um posto perto ajuda muito na hora ir a uma consulta. Não só para mim, mas para todo mundo”, destacou. Ele é portador de Atrofia Muscular Espial, doença genética rara conhecida também pela sigla AME. “Um posto, uma creche; é só melhoria para todos. É isso que a população espera dos governantes”, comentou Luiz Fernando. Ele é pai de um menino de três anos que vem sendo atendido pela equipe da Pediatria e pelo Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) “A equipe é muito atenciosa”, elogiou.

Programação e atividades

O evento de encerramento do Novembro Azul acontece na quinta-feira (30-11), a partir das 9h, na Policlínica Regional de Nova Aurora (Rua Tomás, n° 38). A programação foi intensa tendo atividades em várias unidades da Atenção Primária, como as USFs do Shangrilá, Maringá e Xavantes, e Especializadas.

Veja também

Roda de conversa fecha o Abril Azul e debate a conscientização sobre o autismo

A Secretaria de Saúde e a Secretaria da Pessoa com Deficiência de Belford Roxo, realizaram …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete + dezenove =

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
guandemdetay
bangladesh news
sport news