Home / Sem categoria / Médico da UFRJ visita unidades de Saúde de Belford Roxo acompanhado de prefeito e primeira-dama

O prefeito de Belford Roxo, Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho, e a primeira-dama e deputada federal Daniela do Waguinho se reuniram nesta sexta-feira (01/12) com o médico infectologista e pediatra Edmilson Migowski, que é lotado no Hospital -Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O médico veio conhecer o funcionamento da Saúde do município e percorreu algumas unidades. O encontro foi realizado no gabinete do prefeito. O objetivo é firmar um acordo de cooperação técnica visando aprimorar o funcionamento da Saúde do município, destacando principalmente uma possível parceria com uma universidade federal para implantar os métodos de um hospital-escola no município.

Acompanhado pelo prefeito, pela deputada federal e por secretários municipais, Edmilson Migowski visitou inicialmente a UPA do Parque dos Ferreiras, que fica ao lado do Hospital Infantil e do Hospital da Mulher. Eles percorreram rapidamente as dependências da unidade e Migowski ficou impressionado com a estrutura da UPA. O prefeito declarou que os equipamentos já estão comprados. “Provavelmente, até março, iremos inaugurar a UPA”, resumiu Waguinho.

Da UPA, Waguinho, Migowski e Daniela foram ao Hospital Infantil. O prefeito destacou o apoio que tem recebido do presidente Lula e frisou o trabalho que a deputada Daniela do Waguinho faz em Brasília, buscando recursos financeiros para os projetos do município. “É através de emendas e de intervenções da deputada federal Daniela do Waguinho que conseguimos verbas para tocarmos as obras e o custeio em diversas áreas, principalmente na Saúde”, enfatizou o prefeito, ao lado do secretário municipal de Saúde, Christian Vieira, e do secretário municipal de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Matheus Carneiro.

Hospital a Mulher com 5 mil metros quadrados

Em seguida, o prefeito, a deputada federal e Edmilson Migowski foram ao Hospital da Mulher, que tem cinco mil metros quadrados.  A unidade terá seis centros cirúrgicos e 120 leitos. A unidade dois lactários, cinco salas de isolamento, 11 enfermarias, 10 consultórios, duas salas de parto cirúrgico, dois centros cirúrgicos, uma UTI adulta, uma UTI neonatal, uma unidade intermediária adulta, duas salas de parto humanizado, laboratório, farmácia, sala de observação amarela, sala de indução, sala de emergência, sala de PPP (quarto em que a parturiente passa o pré-parto, o parto e o pós-parto), auditório e sala de estudo. O Hospital oferecerá ainda diversos exames como: ressonância, tomografia, ultrassonografia, mamografia, densitometria, ecocardiograma e raio-x.

Waguinho, Daniela e Migowski estiveram ainda no Hospital do Olho, no bairro Vilar Novo.  De acordo com o prefeito, a unidade chega a fazer até duas mil cirurgias por mês, além de 250 consultas diárias.  O prefeito, a deputada federal e Edmilson Migowski encerraram as visitas na Maternidade Municipal, centro.

Maternidade municipal

A unidade, instalada em uma área de aproximadamente 1.300 metros quadrados, terá três andares com 28 leitos em enfermaria, três consultórios, duas salas ginecológicas, ultrassonografia, ecocardiograma, raio-x, mamografia, duas salas de isolamento, duas farmácias, quatros leitos na unidade intermediária neonatal, cinco na UTI neonatal, quatro leitos na UTI adulta e dois na unidade intermediária adulta, duas salas de parto, dois centros cirúrgicos, sala para indução/recuperação anestésica, sala AMIU (aspiração manual intrauterina) e quatro leitos no quarto PPP (pré-parto, parto e puerpério).

Médico elogia estrutura

Edmilson Migowski destacou que ficou impressionado com a estrutura da Saúde de Belford Roxo, que segundo ele, supera a de vários municípios. “O prefeito está investindo firme na Saúde. A construção de uma maternidade municipal é fundamental e irá ampliar o número de atendimentos a gestantes. O prefeito Waguinho está trabalhando para que a mãe belforroxense tenha o seu filho no município. Com o Hospital da Mulher e a Maternidade Municipal, creio que Belford Roxo poderá fazer, em média, quatro mil partos por ano”, resumiu Edmilson Migowski, ao lado dos assessores Humberto Barros e Rafael Pimentel.

O médico Edmilson Migowski é formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e é lotado no Hospital- Escola da UFRJ. De 2000 a 2012 foi membro do Comitê de Infectologia Pediátrica da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro. É membro titular da Academia Nacional de Farmácia e da de Medicina do Estado.