Home / Sem categoria / Prefeitura de Belford Roxo e Furnas assinam termo de compensação ambiental com o plantio de 3 mil árvores

Prefeitura de Belford Roxo e a empresa Furnas assinaram nesta quarta-feira (10/01) o Termo de Compensação Ambiental para o plantio de três mil árvores no município. O termo é uma medida compensatória da operação da Subestação São José, na estrada do Sarapuí. O projeto prevê o plantio de espécies nativas da Mata Atlântica medindo, em média, 1,80 metro, e começarão a ser plantadas em todos os bairros a partir de fevereiro.

O prefeito de Belford Roxo, Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho, enfatizou a importância da parceria na reunião. “Esperamos que a compensação fortaleça e amplie o número de ações da secretaria de Meio Ambiente em todo o município”, frisou o prefeito. “Agradecemos pela reunião que concedeu a licença operacional da subestação, pois esse é um passo extremamente importante no fornecimento da energia elétrica na Baixada Fluminense”, completou o diretor de Operação e Manutenção de Furnas, Francisco José Arteiro de Oliveira.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Igo Menezes, as espécies relacionadas no termo de compensação são de raízes profundas e não irão destruir as calçadas e as rede de manilhas. O objetivo do plantio é mitigar os efeitos do calor. Dentre as espécies estão: ipê amarelo, manacá da serra, pata-de-vaca, quaresmeira e jacarandá, entre outras. “O projeto de replantio, que começa em fevereiro, irá alcançar todos os bairros. Em breve teremos um município com menos calor e com um bonito visual paisagístico”, argumentou Igo, destacando que as árvores não são frutíferas e serão podadas regularmente.

A engenheira química da área de licenciamento ambiental de Furnas, Márcia Campos, salientou que as espécies já estão prontas para serem plantadas. “É uma medida compensatória”, resumiu, ao lado da advogada da área de licenciamento ambiental, Juliana Aires.