Home / Sem categoria / Viatura Solidária auxilia mulher a fazer exame de corpo de delito para denunciar marido agressor

Vítima de violência doméstica, a dona de casa R.T.O precisou do apoio do projeto Viatura Solidária da Prefeitura de Belford Roxo para conseguir fazer o exame de corpo de delito em segurança no Instituto Médico Legal de Nova Iguaçu. Ela registrou queixa contra o marido Leandro de Oliveira Justo, que a agrediu.

Em depoimento na Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam), R.T.O contou que estava em casa quando Leandro de Oliveira Justo, 38 anos, chegou embriagado querendo mais dinheiro para continuar a beber. Irritado, Leandro jogou uma bolsa com garrafas em cima dela, que acabou sendo atingida na cabeça. R.T.O, que mora no bairro Andrade Araújo, foi medicada no Hospital Municipal. Leandro, que a teria asfixiado, poderá ser indiciado no artigo 121 do código penal por tentativa de feminicídio.

Auxílio fundamental

Com o auxílio do patrulheiro Alex Silva e da patrulheira Érika, a vítima, que está grávida, foi levada pela Viatura Solidária ao IML de Nova Iguaçu, onde fez o exame.  Na sede da Deam, familiares do agressor a coagiram.

O projeto Viatura Solidária foi criado no ano passado para dar apoio às vítimas que, sem dinheiro, não conseguem ir ao IML fazer exame de corpo de delito, que é fundamental para materializar as provas contra o agressor. Muitas mulheres não dão prosseguimento à causa por não terem o dinheiro da passagem, outras porque sofrem ameaças. “Nosso apoio é fundamental para evitarmos que o inquérito pare e o caso seja arquivado. Estamos aqui para ajudar. As mulheres precisam denunciar os agressores por que a Polícia vai atrás deles”, destacou o secretário municipal de Segurança Pública, Luciano Arigone, acentuando a parceria com a Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) e o Centro de Atendimento à Mulher de Belford Roxo (Ceambel)