Home / Sem categoria / Prefeito Waguinho se reúne com representantes do Governo Federal para definir tópicos da visita do presidente Lula a Belford Roxo

O prefeito de Belford Roxo, Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho, se reuniu virtualmente nesta terça-feira (30-01), em seu gabinete, com integrantes do cerimonial da Presidência da República para alinhar os últimos detalhes da visita do presidente Luís Inácio Lula da Silva no próximo dia 6 de fevereiro, quando irá inaugurar a escola municipal Arthur Araújo Lula da Silva; lançar a pedra fundamental da nova sede do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e do Hospital Oncológico, além de receber um exemplar de material impresso com todos os projetos lançados pela Prefeitura para as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A reunião contou com a participação de secretários municipais e de representantes do parque industrial de Belford Roxo. A previsão é que o presidente chegue em Belford Roxo entre o meio-dia e 13h.

Durante a reunião foi debatido qual será o trajeto da comitiva, local e almoço e horários de inauguração. Os integrantes do cerimonial pediram informações da escola e do palco de 80 metros quadrados, que ficará no IFRJ, que acomodará as autoridades. Waguinho destacou que a escola está pronta e terá telas de led de 100 polegadas nos lugares dos quadros. “A escola, o Hospital do Câncer e o IFRJ são financiados com recursos federais que o presidente Lula liberou”, resumiu Waguinho, acrescentando ainda que o Governo Federal, em virtude das enchentes, liberou recursos para a construção de encostas. “Cadastramos uma série de obras de infraestrutura para o PAC. Na visita do presidente iremos entregar um material impresso com todos os nossos pedidos”, completou Waguinho.

Outro ponto destacado na reunião é a visita do presidente ao parque industrial de Belford Roxo.  Há possibilidade de Lula e comitiva percorrerem rapidamente a área para verificarem a possibilidade da instalação de novas fábricas, gerando assim mais empregos para Belford Roxo.

Participaram da reunião os secretários Matheus Carneiro (Gestão e Inovação em Serviços Públicos); Paulo Sérgio Luna (Conservação)); André Rocha (Comunicação) e Andrew Renato (Casa Civil); além dos representantes do parque industrial de Belford Roxo: Ana Isabel dos Santos (gerente de relações industriais); Diogo Augusto (analista de relações com comunidade); e Weverson Farias (gerente da segurança).

Escola terá nove salas e telas interativas

A escola municipal Arthur Araújo Lula da Silva leva esse nome em homenagem ao neto do presidente Lula, que faleceu aos 7 anos, em 2019.  A unidade terá nove salas climatizadas e telas interativas; laboratório de informática, biblioteca, bebedouros, sala dos professores, coordenação, direção e secretaria; refeitório amplo e banheiros; depósito; despensa; arquivo; cozinha; vestiários, quadra poliesportiva coberta e rampa de acessibilidade. Um busto de bronze em homenagem a Arthur será colocado no pátio.

A Escola Municipal Arthur Araújo Lula da Silva é uma escola padrão que oferece espaços planejados para leitura, vídeo, informática, lazer e conforto e segurança para alunos e professores.

Escola técnica federal com dois pavimentos

Com mais de 500 mil habitantes, Belford Roxo conta com uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, que funciona no bairro São Bernardo. A previsão de inauguração é para o segundo semestre. Além dos cursos existentes, serão oferecidos ainda administração e logística, além de graduação em algumas áreas. Os cursos atuais serão mantidos.

Atualmente, o Instituto oferece o curso técnico concomitante/subsequente em produção de moda, os cursos de formação inicial e continuada em empreendedorismo e gestão de negócios, desenvolvimento de produto têxtil e de moda, adereços de carnaval, blogueiro(a) de moda, gestão de vendas e negócios de moda, estamparia e tingimento artesanal e diversos cursos de extensão.

.

Obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)

A secretaria de Obras, Projetos, Captação de Recursos e Convênios já elaborou os projetos que serão executados nas intervenções urbanísticas em diversos bairros, como por exemplo, Shangrilá, Itaipu, Santa Tereza, Prata, Andrade de Araújo, São Vicente e Bairro das Graças, entre outros. São obras de drenagem, esgotamento sanitário, pavimentação, contenção de encostas (notadamente ao longo da Avenida Joaquim da Costa Lima), restauração e dragagem do leito do rio Botas (trecho) e construção de bacia, entre outras intervenções.

Parque industrial

Situado em uma área de aproximadamente dois milhões de metros quadrados em Belford Roxo, o parque industrial de Belford Roxo desativou boa parte de suas fábricas ao longo dos anos. Inaugurado pelo ex-presidente Juscelino Kubitschek em 1958, o complexo chegou a gerar mais de dois mil empregos diretos, sendo boa parte para moradores de Belford Roxo.

Atento ao desenvolvimento da cidade, o prefeito Waguinho estuda apresentar à empresa uma proposta para reativar todo o parque industrial.  A expectativa é gerar mais de 500 empregos.

Hospital Oncológico terá três centros cirúrgicos

O projeto inicial do Hospital Oncológico no bairro Heliópolis prevê que a unidade terá três centros cirúrgicos, enfermaria com 27 leitos; CTI (11 leitos); seis leitos de unidade intensiva; sala de tratamento quimioterápico (20 leitos); sala de medicação (4 leitos); sala de tratamento alternativo (14 leitos) e sala de observação (seis leitos).