Home / Sem categoria / Secretários se reúnem com a primeira-dama e apresentam programas e serviços para pessoas com deficiência

Juntos por uma cidade melhor. A Prefeitura de Belford Roxo, através de um trabalho intersetorial entre as Secretarias Municipais, realizou uma reunião entre pais e responsáveis para informar sobre os equipamentos à disposição de pessoas com deficiência no município. A primeira-dama e deputada federal Daniela do Waguinho participou do encontro que aconteceu na Escola Municipal de Educação Especial Albert Sabin, na Piam.

Na reunião, os secretários apresentaram todos os serviços e programas municipais acerca das pessoas com necessidade especiais, que vão desde atendimento com neuropediatras, assim como o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) da Pessoa com Deficiência (PCD).

A primeira-dama e deputada federal Daniela do Waguinho destacou a importância dos trabalhos que são feitos. “Estamos sempre defendendo os interesses dos cidadãos, avaliando as demandas, praticando a empatia e fazendo o nosso melhor. Esse ano iremos inaugurar no primeiro semestre do ano o Centro Especializado, que será referência em toda Baixada Fluminense. E essa é uma conquista histórica para cidade”, frisou a primeira-dama e deputada federal. “Parabenizo a todos os profissionais dedicados em realizar o trabalho humanizado e que buscam aprimorar os serviços prestados”, complementou o secretário municipal de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Matheus Carneiro.

Educação com 1.800 alunos

O secretário municipal de Saúde, Christian Vieira, destacou o trabalho que vem sendo feito no município. “A saúde está sempre procurando ampliar o oferecimento e a qualidade dos atendimentos na cidade”, afirmou. “Nossa rede de ensino está aberta para todos. Atualmente temos cerca de 1.800 alunos com necessidade especiais incluídos na educação do nosso munícipio. Continuaremos melhorando a estrutura e reforçando o corpo docente com profissionais especializados”, resumiu o secretário de Educação, Denis Macedo.

A estudante de pedagogia, Débora Souza, 42 anos, esteve presente na reunião junto de seu filho John Souza, 6 anos, e contou que está tendo um sonho realizado. “Buscamos a inclusão para acabar com o preconceito na sociedade.  As pessoas precisam ter um pouco mais de empatia. E sei que aos pouquinhos a gente vai conseguindo”, disse. “A gente tem que acreditar que nossos filhos tenham condições de voar. E isso depende muito de nós os estimularmos sempre, porque eles podem fazer tudo que eles quiserem fazer”, completou Debora.

Luta por melhorias

Outra mãe que esteve presente no local foi a artesã Rebeca Lacerda, 34 anos, que afirmou estar muito feliz com todo trabalho de inclusão do município. “Isso tudo que está acontecendo aqui é muito importante porque nós lutamos muito para ver a melhoria para os nossos filhos. Então, é muito bom ver todo esse desenvolvimento, pois acredito que vai expandir ainda mais o município sobre a questão do Autismo e TDAH”, disse. “Não desistam. Tenham sempre a esperança de que tudo vai dar certo. De que tudo vai mudar e vai valer a pena”, finalizou Rebeca, ao lado do filho Lucas da Silva, 5 anos.

Participaram também da reunião os secretários municipais: Tatiana Ervite (Assistência Social, Cidadania e do Combate à Fome), Elvis Jacob (Pessoa com Deficiência), Clarice Santos (Administração) e Antônio Pinho (Saúde Bucal); além de Lidiane Sagawe (Coordenadora Geral de Reabilitação), Camila Sampaio (Superintendente de Educação Especial), Camila Cortes (Coordenadora Geral da Saúde Mental) e Camila Moratório (Neuropsicóloga).