Home / Sem categoria / Presidente Lula anuncia investimentos e inaugura escola em Belford Roxo

Presidente Lula anuncia investimentos e inaugura escola em Belford Roxo

Mais saúde, educação e futuro. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, visitou Belford Roxo na terça-feira (06-02) para inaugurar uma escola padrão em homenagem ao neto, lançar as obras do Hospital do Câncer e da nova sede do Instituto Federal, além de anunciar recursos para obras, educação e saúde da cidade. Acompanhado dos ministros Camilo Santana (Educação), Nísia Trindade (Saúde) e Anielle Franco (Igualdade Racial), o presidente Lula foi recebido pelo prefeito Waguinho e a deputada-federal e primeira-dama Daniela do Waguinho, na sequência de ações e inauguração.

A comitiva inaugurou a Escola Municipal Arthur Araújo Lula da Silva, no bairro Santa Maria. A escola padrão tem capacidade para mil alunos, com nove salas climatizadas e telas interativas. A unidade oferece espaços planejados para leitura, vídeo, informática, lazer, conforto, acessibilidade e segurança para toda comunidade escolar. Na ocasião, alunos da rede municipal realizaram uma apresentação de canto e dança, e o busto do neto homenageado foi revelado, emocionando toda a comitiva com a presença da mãe de Arthur, Marlene Araújo Lula da Silva. O presidente Lula ainda plantou uma muda de manacá-da-serra na escola.

Na sequência, o presidente Lula realizou o lançamento da pedra fundamental da sede definitiva do campus Belford Roxo do Instituto Federal do Rio de Janeiro (que atenderá cerca de 2 mil alunos com graduações em administração, logística, moda, dentre outros cursos) e o Hospital do Câncer, primeiro da Baixada Fluminense, que contará com três pavimentos, três centros cirúrgicos, 101 leitos, quimioterapia, estrutura de UTI adulto e infantil, entre outros.

Na Prefeitura, o presidente Lula recebeu o título de Cidadão Belforroxense e a medalha Comenda do Mérito Engenheiro Belfort, a maior honraria do município, dos vereadores da Câmara Municipal. Além disso, também se reuniu com representantes do Parque Industrial de Belford Roxo, para impulsionar o desenvolvimento econômico da região.

O presidente Lula destacou todos os esforços para retomar as áreas mais importantes. “Queremos construir uma pátria com respeito, carinho e decência”, frisou. “Quando visitei Belford Roxo em 2022 foi muito especial e precisava voltar para anunciar melhorias para todos. Vamos cuidar da saúde, da educação e retomar todas as obras paralisadas em todo território nacional”, completou o presidente.

O prefeito Waguinho enfatizou a parceria com o governo Federal. “Nosso presidente Lula retornou a Belford Roxo para trazer investimentos que vão continuar transformando a vida das famílias. Esse momento é especial e histórico”, realçou o prefeito, entregando o livro de obras da cidade através do novo PAC para o presidente Lula.

A deputada-federal e primeira-dama Daniela do Waguinho, pontuou sobre o dia histórico em Belford Roxo. “Agradeço por essa festa da democracia, são muitas conquistas que continuam a acontecer na cidade. Vamos juntos seguir na luta por mais melhorias para todos”, ressaltou Daniela do Waguinho.

A profissional da área da Saúde do município, Stefani Silva, abriu o coração para o público sobre a luta contra o câncer do pai e afirmou o quanto significa a chegada de um Hospital do Câncer. “Essa unidade traz vida e esperança para Belford Roxo. Nossa cidade vai acolher de braços abertos e com muito carinho todos que buscarem tratamento”, completou Stefani.

Estiveram presentes também Janja Lula da Silva (primeira-dama do Brasil), Eduardo Paes (prefeito do Rio de Janeiro), Fabiano Horta (prefeito de Maricá), Aloizio Mercadante (presidente do BNDES), Rafael Almada (reitor do IFRJ), autoridades federais, estaduais e municipais.